Programa Câmara na Escola fecha o ano com participação de 39 escolas e 2.400 visitas

Foto:

O programa Câmara na Escola encerrou o ano com a participação de 2.400 crianças e adolescentes de 39 escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto.

Todos alunos que participaram do programa receberam informações sobre os direitos que cada cidadão possui e, acima de tudo, os deveres que o poder público têm para melhorar a vida de todos. O objetivo do projeto é esclarecer sobre o funcionamento da Câmara Municipal e a atuação de seus representantes e, ainda, incentivar a participação democrática e o exercício da cidadania.

O vereador Jean Coraucci (PDT), coordenador do programa, implantou neste ano a atividade que incentiva os alunos a elaborarem redações com o tema “O que você faria se fosse vereador por um dia”. O material é avaliado pelo coordenador e apresentado em forma de requerimentos para a Prefeitura de Ribeirão Preto. Durante o ano de 2017 foram 419 redações apresentadas. Todas as respostas do Executivo aos requerimentos originados das redações, são encaminhados aos alunos.

A redação pelo aluno Igor Américo da Silva, da EMEF Profª Maria Ignez Lopes Rossi, originou projeto de lei aprovado em sessão ordinária. Com a proposta de proibir o uso de agrotóxicos nas áreas de recarga do Aquífero.

“Foi um ano emblemático que mostrou como os estudantes querem mudar Ribeirão Preto. O Câmara na Escola tem como objetivo despertar esse interesse nos alunos, mas neste ano o programa foi além, dando voz para que a comunidade possa cobrar o poder público”, disse o vereador Jean Corauci.

Para o presidente da Câmara, Rodrigo Simões (PDT), a importância do trabalho desenvolvido pelo programa é fundamental para incentivar a participação dos jovens e adolescentes na política. “Sou grato e reconheço o trabalho desenvolvido pelos servidores responsáveis pelo programa, principalmente a Flávia Strabeli de Moraes, que com muita competência e dedicação recepciona os alunos e monitora as visitas”.

As escolas que participaram do Programa Câmara na Escola 2017:

EMEF Profº Anísio Teixeira

E.E Profª Cordélia Ribeiro Ragoso